Novos tempos, novas tendências... A Internet abriu um canal de comunicação infinito. Na "Era" da informação, o instrumento que a principio foi utilizada por poucos – já que só alguns privilegiados tinham acesso - hoje se tornou a janela para o mundo. Ganhou espaço e trouxe a democratização da noticia. O fenômeno que podemos chamar de "Convergência de Mídia" levantou discussões relacionadas a interatividade e o papal do jornalista. A idéia era apresentar ao consumidor mídias alternativas tais como celular, internet e outras.
Outro ponto interessante é a questão dos leitores participarem da produção dos meios de comunicação. Hoje graças a convergência eles fazem críticas, enviam vídeos e exigem qualidade nos conteúdos publicados. Isso é mais uma evidência de que as pessoas não estão paradas no tempo, acompanham a evolução. A sociedade quer um jornalismo comprometido com a verdade, leal, honesto. Quer ainda espaços voltados a reflexão.
O futuro ainda é incerto mas as perspectivas são inúmeras. O hipervídeo por exemplo é uma loucura virtual que esta dominando o mundo, que fascinou os americanos, japoneses e chega com muita força ao Brasil. Mas o que é isso mesmo? Já imaginou assistir a um filme, comprar aquele vestido lindo ou após clicar em um elementos da tela ser transportado para outro vídeo? Então, é isso ai e vai além.
Imagine o que passou pela cabeça das pessoas quando um "doidão" se atreveu a pisar na lua pela primeira vez... È muito importante se adaptar as novas tecnologias, encarar de frente os desafios que vêm com todas essas novidades . È imprescindível orientar nossos filhos a consumir informação de maneira correta e saudável.
Já existem no mercado jogos de videogame com fins jornalísticos. Em vez de ler uma reportagem, ou assistir, você navega dentro de um ambiente especifico. Seria como se o usuário estivesse visitando virtualmente o Congresso por exemplo e tivesse a possibilidade de conversar com os parlamentares lá dentro. Não é incrível?
A revolução no modelo de distribuição da notícia requer que as pessoas saibam filtrar a informação. Contudo vale lembrar que textos, gráficos, imagens, fotos, animações são apenas aparatos, o que não pode ser deixado de lado é o carinho com próximo e especialmente o toque, o sorriso porque esse sim é o sentido, isso é a verdadeira comunicação universal
Por Carol Souza
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