Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pupilos do Jornalismo




O “Código de Ètica” foi elaborado com o intuito de guiar a conduta profissional do jornalista e dos veículos de comunicação. No entanto, também é possível perceber que o monopólio das empresas quanto ao controle da informação, atrelado ao tempo mínimo de apuração são alguns dos males que afetam a profissão. Ao ver notícias tendenciosas, pejorativas, que visam beneficiar uma das partes ou mesmo mascarar a verdade dos fatos, as perspectivas de jornalistas sérios são frustradas. Vencendo essa barreira, a paixão fala mais alto; como destacaram os entrevistados

A arte que “abraça” o jornalismo configura-se na finalidade pública, de cunho social, subordinada, portanto, a Ética. Embora muitas vezes a lógica do espetáculo contamine parte dos veículos jornalísticos, há em sua grande maioria, aqueles que lutam eticamente em prol da informação de qualidade fazendo jus ao compromisso com a verdade dos fatos e pautados no profissionalismo.

Proporcionar a sociedade um debate amplo e reafirmar a função informativa / educativa é um dos princípios básicos exercitados na academia e sem dúvida, nosso papel. Assim, um passeio pelo universo da comunicação com certeza influencia a postura profissional dos focas que estão chegando agora ao mercado e estimula uma atitude social positiva. Essa é umas das profissões mais encantadoras pois escolhe seus pupilos. Diante de todos esses desafios ainda é possível constatar que ser jornalista é um dom divino.



Nenhum comentário: